Mensagem da Direcção

 

 

 

A “Associação Estrela Guia, IPSS” é uma Associação que, nas regiões e sub-regiões de Lisboa e do Porto, quer ajudar as camadas mais desfavorecidas da população que serve, promovendo, ao mesmo tempo, a sua integração social.
Mas a concretização desse objectivo não se traduz apenas na ajuda prestada em bens alimentares, em roupa, calçado, material escolar e brinquedos, embora essa vertente tenha sempre de estar presente, como ainda recentemente aconteceu em Dezembro último na preparação e distribuição de cabazes de Natal.
A tarefa primordial será a de apoiar e formar crianças, jovens e adultos com poucas habilitações para que o seu futuro seja mais risonho do que a perspectiva actual.
È com esse objectivo em mente, que estamos a preparar a acreditação da Associação enquanto entidade formadora. Tal como se pode ler no plano de acções programadas para o ano de 2009 (http://www.estrela-guia.org/formacao-cursos.html ), pretendemos oferecer formação de nível básico no âmbito do programa "Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD)", visando fornecer competências funcionais realistas e elevar os níveis de qualificação, possibilitando, a quem nos procura, melhores condições profissionais e uma mais célere (re) inserção ou progressão no mercado de trabalho.
Para além disto, e pelos menos em 2009, vamos também preparar cabazes mensais de alimentos, prestar apoio logístico a famílias que dessa ajuda necessitem para deslocações a tratamentos médicos e dar apoio a pessoas idosas e/ou carenciadas que vivam isoladas, organizando visitas domiciliárias.   
Numa Associação como a nossa, sabemos que não podemos actuar isoladamente. Por isso, estamos a desenvolver contactos no sentido de estabelecer acordos de cooperação com parceiros institucionais, públicos ou privados, bem como acordos de Gestão de serviços e equipamentos, colaborando também em redes de apoio social integrado.
O seu apoio é fundamental. Escreva-nos (disponível em http://www.estrela-guia.org/contactos.html), ou através da inscrição em acções sociais (http://www.estrela-guia.org/inscricao-accao-2.php), diga-nos de que forma nos quer ajudar. Estaremos sempre disponíveis para si.

Lisboa, 18 de Fevereiro de 2009

A Direcção,