Plano de Actividades

 

 


ASSOCIAÇÃO "ESTRELA GUIA, IPSS"
PLANO DE ACTIVIDADES BASE PARA 2011

  Lisboa, 10 de Outubro de 2010

Como sabemos, o ano de 2010 foi abalado por uma crise financeira sem precedentes a nível mundial, que gerou nas empresas, uma enorme incerteza quanto à sua efectiva solidez em termos económicos.
As dúvidas geradas pelo desfecho deste processo no tecido empresarial, não podiam deixar de se reflectir em Associações como a nossa, que, necessitando do seu apoio para se desenvolverem, se sentiram com enormes dificuldades para responder aos cada vez mais pedidos de ajuda por parte, não só dos que sempre tiveram uma situação económica débil, e que a instabilidade económica piorou, como de outros que repentinamente se viram numa situação de dependência para sobreviver.
Atendendo ao prolongamento da crise pensamos que os problemas das famílias são cada vez mais prementes.
Ao dizermos isto, não pretendemos transmitir uma mensagem de desânimo, mas sim de esperança no futuro, certos que a actividade que na “Estrela Guia, IPSS” desenvolvemos, é cada vez mais necessária para as pessoas que apoiamos. É com esse espírito que apresentamos as fundamentais linhas de actuação da Associação para o ano de 2011.   

 

PRINCIPAIS ACTIVIDADES PROJECTADAS

Em 2010 uma das actividades que mais desenvolvemos, foi o apoio á população sem-abrigo, tendo sido distribuídas cerca de 300 refeições, através de acções desenvolvidas 2 a 3 vezes por mês. 
Queremos melhorar o desempenho que tivemos, continuando a garantir mensalmente apoio a este sector da população na cidade Lisboa e grande Porto.  

Mas esta actividade não se concretiza só na entrega de alimentos, artigos de vestuário, de puericultura, artigos de higiene e outros bens de primeira necessidade. Também se desenvolve através da realização de entrevistas, identificar e estudar o perfil das pessoas que apoiamos e tentar melhorar a vida que levam procurando encontrar soluções e/ou encaminhamento para entidades/instituições competentes.
De salientar que em cada uma destas acções contamos com a participação da SUSF (SOCORRISTAS UNIDOS SEM FRONTEIRAS) no âmbito de um protocolo celebrado entre as duas instituições.

Outro projecto a dar continuidade, na área de actuação da Estrela Guia, consiste na criação de um pólo de apoio a pessoas vítimas de violência de género

Trata-se de um projecto que pensamos desenvolver em articulação com a edilidade do concelho, e para o qual contamos não só com o apoio financeiro desta, como, principalmente, com a cedência de instalações, que nos permita desenvolver, entre outras, as seguintes tarefas:

Apoio legal; Aconselhamento psicológico; Apoio domiciliar Aconselhamento e encaminhamento para as entidades adequadas; Criação de uma base de dados; Criação de uma linha de apoio 24H disponibilizada pela Autarquia; Criação de um gabinete de Coordenação “Contra a violência de género“, que supervisionará todos estes temas, e cuja competência será definida conjuntamente pela Estrela-Guia e pela Câmara Municipal; Realização de actividades e sessões de esclarecimento para os utentes e familiares em instalações a disponibilizar por organismos publicos (Camara; Juntas de Freguesia; Escolas; Universidades…etc.);

Mas os nossos objectivos irão passar, como até agora, pelo serviço dirigido a toda a população independentemente das suas características sociais e demográficas:

-     Firmar novas parcerias, nomeadamente com a Junta de Freguesia de Aradas, do concelho de Aveiro.

Tendo em conta os objectivos que nos propusemos alcançar e desenvolver torna-se  fundamental a existência de um espaço único adequado que nos possibilite:  

 

Informação, divulgação e apoio

 

Continuar a desenvolver a nossa página web, enquanto veículo prioritário de contacto com os associados e de meio de pagamento de quotas, e fomentar a utilização do facebook como instrumento de contacto junto do exterior.

 

Lisboa, 10 de Outubro de 2010